Título
[Campanha] A peça-chave é você - Março 2021
[Campanha] A peça-chave é você - Março 2021
A PEÇA-CHAVE É VOCÊ
Flores, chocolates, presentes cor-de-rosa… Foi-se o tempo em que as homenagens ao Dia Internacional da Mulher se resumiam a clichês que reforçavam um perfil frágil que raramente condiz com a realidade.
Ainda são muitos os obstáculos que enfrentamos, mas as mulheres mostram, a cada dia, que nossa força é incomparável, e que o xeque-mate pela igualdade e pelo reconhecimento está cada vez mais próximo!
Quase metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres
Se você lê o termo “chefe de família” e logo pensa em um homem, é bom reconsiderar. Segundo o Ipea, o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres foi de 25%, em 1995, para 45% em 2018.
Os motivos principais? O aumento da presença feminina no mercado de trabalho e a crise econômica dos últimos anos, que contribuíram para o desemprego dos parceiros e ascensão das mulheres como provedora principal.
Além de manter a estrutura familiar, conquistar independência financeira torna as mulheres cada vez menos vulneráveis em nosso contexto social.
Mulheres se consultam mais com médicos do que homens
Mesmo com dificuldades para encontrar tempo ou até problemas do acesso aos sistemas de saúde, em 2019, a proporção de mulheres que consultou um médico foi superior à dos homens: 82% versus 69%. E esse número cresce ainda mais quando as mulheres têm mais recursos financeiros para cuidar da própria saúde, chegando a até 89%.
Visitas ao ginecologista já são rotina na vida da maioria das mulheres, geralmente seguidas de exames preventivos solicitados pelo médico, como Papanicolau ou mamografia. Mas esse comportamento pode e deve ser estendido para outras especialidades e, principalmente, para os homens!
Prevenção é sempre o melhor caminho, e as mulheres estão liderando essa rota. É só mantermos as consultas e exames sempre em dia, certo?
Quebra de padrões de beleza aumenta autoestima das mulheres
Apesar de séculos convivendo com estereótipos e padrões de beleza inatingíveis, já é possível observar uma mudança interessante na representação das mulheres pela moda, publicidade, cinema e, mais recentemente, na internet.
O movimento, que surgiu nos últimos anos, foi impulsionado pela força das redes sociais e defende a ideia de que nossos corpos são diferentes – e todos eles merecem ser tratados com amor e respeito.
Em vez de dietas perigosas, cirurgias plásticas, insatisfação e baixa autoestima, passamos a celebrar diferentes idades, traços, tamanhos, etnias, cores e tipos de cabelo, estilo etc. E uma pesquisa dos Estados Unidos revelou que essa positividade está melhorando a aceitação do corpo de cada mulher. Afinal, a beleza é de todas!
Neste Mês das Mulheres, celebramos nosso papel e seguimos em busca de novas conquistas.
SOMOS PEÇAS-CHAVE
Site:
https://dorconsultoria.com.br/portfolio/saude-da-mulher-2021/