Título
[Informativo] Mamografia x Autoexame - Outubro 2019
[Informativo] Mamografia x Autoexame - Outubro 2019
Não é um ou outro não, hein! Muito pelo contrário. Esses dois exames são praticamente complementares e, se você não é mulher ou não os realiza com certa frequência, talvez não esteja tão familiarizado com os detalhes que envolvem cada um. Quer uma ajudinha? Então, anota aí!
Mamografia
O que? A mamografia é basicamente uma radiografia da mama. Capaz de identificar lesões em fase inicial, ela permite detectar um câncer ainda bem precoce – coisa de poucos milímetros mesmo –, o que é fundamental para aumentar as chances de sucesso do tratamento.
Como? O exame é realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama para fornecer uma imagem detalhada, tornando o diagnóstico mais assertivo.
Pra quem e quando? Nos exames de rotina de qualquer mulher a partir dos 40 anos; entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos; e anual para mulheres a partir dos 35 anos que pertençam a grupos de risco (histórico de câncer, casos na família hereditariedade etc.).
Mas e depois? A mamografia pode até evidenciar alterações suspeitas, mas o martelo quem bate mesmo é o chamado exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia), confirmando se há ou não câncer na mama.
Autoexame
O que? Como o nome já diz, esse exame quem faz é a própria pessoa, examinando a região das mamas em busca de anormalidades.
Como? O autoexame tem três passos. Vamos a eles?
1º (no espelho)
Sem roupas, observe os seios ao deixar os braços caídos, levantados, dobrados atrás do pescoço e com as
mãos na bacia, pressionando as mamas, suavemente, para verificar se existem alterações. É importante avaliar tamanho, forma e cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.
2º (em pé)
3º (na horizontal)
A palpação deitada é como a de pé, e os mesmos três passos acima devem ser repetidos em cada mama.
Quando? O autoexame pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após a ocorrência da menstruação, ou em uma data fixa mulheres que não menstruam. Homens também devem fazer o exame¹.
Agora, um lembrete importante!
Embora existam recomendações específicas por parte da OMS e do Ministério da Saúde quanto às faixas etárias, tenha em mente que quaisquer alterações suspeitas devem ser investigadas, ainda que você não pertença ao grupo determinado. Antecipe-se ao risco!
¹ Embora muito raro, o câncer de mama também atinge a população masculina. Por isso, se você é homem, é preciso estar atento e realizar o autoexame com os mesmos cuidados que as mulheres.