Título
[Informativo] A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. A cada 3, uma atenta contra a própria vida - Setembro 2019
[Informativo] A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. A cada 3, uma atenta contra a própria vida - Setembro 2019
Todos os anos, mais de 800 mil pessoas se suicidam no mundo. E acredita-se que, até 2020, esse dado aumentará em 50%. Segundo a OMS, o suicídio é a 2ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Este mês, em razão do Setembro Amarelo, fala-se de suicídio mais que o resto do ano todo, mas você saberia identificar e ajudar alguém que está sem forças para seguir em frente? Se liga nessas dicas:
Fale sobre o tema
A melhor forma de combater um tabu é, justamente, fazendo-o deixar de ser um tabu. As chances de identificar alguém que necessita de ajuda aumentam e muito se ela se sente à vontade para externar o problema.
Escute também
“Não aguento mais” e “eu quero sumir” podem até soar como clichê, mas são sinais muito claros de quem passa por um estado de profunda depressão. Esta é a maior causa de suicídio, portanto, é importante ficar atento às evidências, como baixa autoestima, falta de interesse pela vida e pelas pessoas etc.
Mudança de comportamento
Uma pessoa com ideias suicidas pode passar a apresentar comportamentos que demonstram falta de zelo pela vida, como deixar de cuidar da aparência, usar drogas, dirigir em alta velocidade etc.
Melhora repentina
Melhora de uma hora pra outra é sinal de atenção. Isso porque muitas vezes esse alívio aparente pode significar a decisão pelo suicídio como saída para o fim do sofrimento.
Fatores externos
Casualidades que estão fora de nosso controle também podem contribuir para aumentar o abismo de quem já cogita se sabotar, como perda de emprego, discriminação, perda de um ente querido, doenças crônicas etc.
Precisou partir para a ajuda prática?
Fique atento! Você pode precisar ser o anjo da guarde alguém.