Título
[Campanha] Diabetes: Nossa rotina tem muitas tentações. Resista! - Abril 2018
[Campanha] Diabetes: Nossa rotina tem muitas tentações. Resista! - Abril 2018
NOSSA ROTINA TEM MUITAS TENTAÇÕES... RESISTA!
Bolo, refrigerante, pizza, brigadeiro, hambúrguer, sedentarismo, bala, fast-food, chocolate, fumo, paçoca, suco de caixinha, álcool, bolacha recheada, batata frita, pé-de-moleque... A diabetes é uma doença silenciosa que atinge mais de 16 milhões de brasileiros. Em grande parte das vezes, está relacionada a hábitos pouco saudáveis como uma dieta rica em açúcares e gordura e uma rotina sedentária. Pior: um de seus primeiros sintomas é o cansaço excessivo. É como se todas as guloseimas que você ingeriu, depois de uma alegria momentânea, voltassem para derrubar seu ânimo e atrapalhar sua rotina.
CORRIQUEIRA E MORTAL
A diabetes mellitus é uma doença crônica originada da falta ou do mau aproveitamento da insulina no corpo. Esse hormônio, produzido pelo pâncreas, é responsável por administrar o açúcar (glicose) no sangue, permitindo seu uso correto pelas nossas células. Quando o índice glicêmico no sangue é superior a 126 mg/dl em jejum, seja por fatores genéticos ou um estilo de vida pouco saudável, a diabetes se manifesta. Ainda bem que, evitando o exagero e praticando exercícios físicos regularmente, dá para diminuir as chances de sofrer de um mal que, segundo a OMS, será a sétima maior causa de morte no planeta em 2030.
TRÊS MOTIVOS PARA FICAR DE OLHO
São três os tipos de diabetes.
- O Tipo 1 é caracterizado pela produção deficiente de insulina pelo corpo. Sua causa é desconhecida, mas suspeita-se que tenha origem hereditária.
- Já o Tipo 2, o mais comum, acontece quando a insulina não é utilizada corretamente pelo corpo. Essa condição frequentemente está associada à falta de exercícios e sobrepeso.
- Por fim, a diabetes gestacional ocorre quando há uma alta glicêmica no sangue de gestantes que, antes, não apresentavam essa condição. Além de aumentar os riscos da gravidez, pode significar para o bebê uma tendência de desenvolver a doença no futuro.
ATENÇÃO NOS PRIMEIROS AVISOS
Já a pré-diabetes ocorre quando o nível de glicose no sangue está alto, mas não o suficiente para ser caracterizado como diabetes. Mesmo nesse estágio inicial, que muita gente ignora, o paciente pode sofrer complicações graves, além do desenvolvimento da própria doença. Ou seja, é muito importante monitorar sua situação desde o começo e ficar atento aos sintomas:
- cansaço excessivo
- muita sede
- muita fome
- vontade frequente de urinar
- dificuldade de cicatrização
- irritabilidade
Se não tratada, a diabetes pode causar cegueira, infarto, derrames, impotência sexual e até amputações. Para piorar, ainda se trata de um problema caro, que custa mais de R$ 72 bilhões (ou 1,3% do PIB) aos cofres do país.
No fim, todo exagero é uma doce ilusão.
Site: