Título
[Informativo] Saúde da criança, cuidado de gente grande - Outubro 2019
[Informativo] Saúde da criança, cuidado de gente grande - Outubro 2019
A saúde em questão pode até ser a infantil, mas é assunto pra adulto. Já parou pra refletir sobre os cuidados que toda criança merece e tem o direito de receber?
As experiências vividas nos primeiros anos de vida moldam o adulto que a criança será no futuro. E quando falamos de direitos básicos previstos por lei, a questão é ainda mais fundamental.
Amamentação
Fase crucial para o desenvolvimento de qualquer criança, o aleitamento é uma das prioridades quando se pensa em saúde infantil. Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que, até os 6 meses, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno, podendo ser estendido como complementação alimento complementar até os 2 anos ou mais, dependendo do caso.
Quanto mais tempo o bebê mamar no peito da mãe, melhor para ele e também e para ela. Então, mamãe e papai, sem pressa de desmamar o filhote, hein!
Vacinação
Se você não sabe, receber oferecer gratuitamente todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação é uma obrigação do Estado para com qualquer criança. E, assim como a alimentação, as vacinas são essenciais para manter a criança saudável e imune às doenças com as quais ela terá contato nos primeiros anos de vida.
Não conhece o Calendário Básico de Vacinação? Confere aí então:
[montar uma tabelinha Quando? x Qual?]
Ao nascer - Hepatite B / BCG
2 meses - Pentavalente / vacina inativada Poliomielite / Pneumocócica 10 / Rotavírus
3 meses - Meningicócica C
4 meses - Pentavalente / vacina inativada Poliomielite / Pneumocócica 10 / Rotavírus (2ª dose)
5 meses - Meningocócica C
6 meses - Pentavalente / inativada Poliomielite (3ª dose)
9 meses - Febre Amarela
12 meses - Tríplice viral / Pneumocócica 10 / Meningocócica C
15 meses - DTP / Vacina Oral Poliomielite (VOP) / Varicela Atenuada
09 a 14 anos (meninas) - HPV
11 a 14 anos (meninos) - HPV
Ficou com alguma dúvida?
Procure o posto de saúde mais próximo e se informe. É muito importante seguir os períodos indicados para que a eficiência da dose e seus benefícios sejam otimizados.